Abrir em nova aba.
Informativo

Por que é importante tirar os sapatos antes de entrar em casa?

Tirar sapato para entrar em casa
31.Jul

Tirar os sapatos antes de entrar dentro de casa é regra na maioria dos países asiáticos. A conduta, no entanto, passou a ser apoiada pelos cientistas desde que eles descobriram que, na rua, os calçados coletam muito mais do que sujeira e alguns germes.

Foram pesquisadores da Universidade de Houston que descobriram que cerca de 40% dos calçados carregavam e espalhavam a bactéria Clostridium Difficile (C.diff) pelos cômodos da casa. Esta bactéria vive em superfícies secas por longos períodos e, tratar uma infecção causada por ela, pode ser muito difícil já que a C.diff é capaz de resistir a maioria dos antibióticos.

Quando saímos de casa os sapatos são contaminados e, ao retornar, as bactérias se espalham pelo chão e pelas superfícies. Para evitar contaminações, recomenda-se tirar os sapatos antes de entrar dentro de casa, especialmente se você tem crianças em casa, em fase de engatinhar, entenda o porquê!

O que você carrega na sola do seu sapato?

Poeira, dejeto de animais, restos de folhas. E, muitas, mas muitas bactérias. Cientistas da Universidade do Arizona investigaram a quantidade de bactérias que podem estar presentes nos sapatos e chegaram a nada menos do que 421.000 unidades distintas.

O resultado do estudo demonstrou que a parte debaixo dos sapatos contém mais bactérias do que um assento sanitário comum, onde geralmente são encontradas cerca de 1.000 microrganismos ou menos.

As bactérias descobertas por eles tinham potencial para causar infecções no estômago, olhos e até nos pulmões. 

Quantas vezes você visitou o banheiro no trabalho? Como resultado dessas visitas, uma das bactérias que você provavelmente deve estar carregando nos sapatos é a E.coli, que pode causar problemas estomacais e intestinais, levando a vômitos e diarréia. 

Outro microrganismo encontrado pelos cientistas da Universidade do Arizona foi a Klebsiella pneumoniae, conhecida por causar graves danos aos pulmões e desencadear pneumonia, com altas taxas de mortalidade.

Onde está o perigo de não tirar os sapatos?

Há 90% de chance de que o que estiver no seu sapato seja transferido para o chão da sua casa: vários testes mostraram que bactérias, fungos e vírus presentes na parte inferior do sapato vão te acompanhar, independentemente do quanto você caminhe.

É fato que a exposição a alguns tipos de bactérias pode ser uma coisa boa, pois aumenta a imunidade do corpo. No entanto, isso não vale para a maioria das bactérias presentes nos sapatos, que são de origem fecal e podem ser bastante prejudiciais à saúde, principalmente para bebês em fase de engatinhar e também para adultos com baixa imunidade.

Embora algumas camadas de bactérias possam ser levantadas por correntes de ar, as maiores ameaças estão realmente no chão, por isso é tão importante preocupar-se com os bebês que permanecem por mais tempo no local.

Indivíduos com baixa imunidade também devem ficar atentos, já que os mecanismos de defesa do corpo estão mais baixos do que o normal. 

De acordo com os pesquisadores, a carga de bactérias nos sapatos não é alta o suficiente para deixar uma indivíduo saudável muito doente. Portanto, não há motivo para pânico ou exagero: basta tirar o sapato antes de entrar dentro de casa.

Uma boa dica é manter uma sapateira ou cesto para guardar calçados perto da porta. Com a presença do utensílio, a retirada dos calçados por todos se torna um processo automático. Na sua casa, esse hábito já existe? Comente!

Voltar