Depois que você lava as mãos em locais públicos, costuma secar com toalhas de papel ou através dos secadores automáticos?
Essa é uma discussão muito importante, que surgiu juntamente com estes secadores.
Lavar as mãos é uma das medidas que previne a contaminação de microorganismos e bactérias, e por isso é fundamental no dia a dia. Porém, a forma como você as seca também influencia muito nesse sentido.
Leia o artigo a seguir e saiba mais sobre isso.
As toalhas de papel são mais seguras?
A boa higiene das mãos é indispensável. Cada tarefa que executamos no dia a dia é capaz de sujar nossas mãos, principalmente quando estamos fora de casa.
Depois de usar o banheiro, antes de comer, cozinhar ou se aproximar de alguém doente, as mãos devem estar limpas para o bem da nossa saúde e da saúde dos outros.
Porém, a principal questão em relação a boa higiene das mãos está na hora de secá-las. Isso porque existem duas principais opções, especialmente em banheiros públicos: as toalhas de papel e os secadores automáticos.
De acordo com pesquisas realizadas no Reino Unido, os dispositivos para secagem das mãos são verdadeiros “canhões de bactérias”, expelindo-os por todo o ar quando alguém não lava suas mãos corretamente.
Ele se transforma em um aerossol que contamina a pia, o chão e outras superfícies do banheiro, tornando-o um ambiente perigoso para as outras pessoas.
É por isso que as toalhas de papel são consideradas mais seguras, afinal não envolvem ar e funcionam como itens “pessoais” e descartáveis.
Há indícios de que os papéis toalha reduzem o nível de bactérias em até 77%, oferecendo uma melhor performance na hora de secar as suas mãos.
Elas são mais absorventes e resistentes, trazendo ainda mais economia do que os secadores automáticos. Além disso, as bactérias que não foram removidas durante a lavagem das mãos acabam sendo retidas no papel toalha, por conta de sua absorção.
Além do uso das toalhas de papel, o que previne as contaminações?
As bactérias não voam, nem pulam e nem andam. A sua maior fonte de disseminação é através das mãos.
Dessa forma elas se espalham por todos os ambientes dentro de uma casa e também nos locais públicos, principalmente aqueles com alto fluxo de pessoas.
É por isso que reforçamos aqui que manter as mãos limpas é muito importante, principalmente em atividades como cozinhar e manusear alimentos.
Outro ponto importante é lavar com frequência os panos de limpeza usados na cozinha. Isso porque normalmente eles ficam úmidos e com restos de comidas, que podem criar colônias de bactérias. A dica aqui é colocar os panos de molho em uma solução de água com cloro ou água sanitária.
No banheiro, a dica é tomar cuidado com as toalhas de banho. Clicando aqui, você lê o nosso artigo: “Onde deixar a toalha de banho? Saiba como evitar bactérias e contaminações”.
Gostou desse conteúdo? Acesse o nosso blog e descubra algumas novidades e informações sobre o universo dos papéis e guardanapos.